Tour pelas Praias de Rio das Ostras

Recentemente, nós tivemos a oportunidade de conhecer Rio das Ostras. Somos nascidos e criados no Rio de Janeiro, mas nenhum dos dois conhecíamos Rio das Ostras. Se você nunca conheceu ou quer conhecer todas as praias da região, não deixe de ler todo esse artigo.

Como chegar?

Para chegar em Rio das Ostras, existem duas maneiras:

Carro: Rio das Ostras fica cerca de 2 horas e meia da capital do Rio de Janeiro. A melhor maneira de chegar lá é de carro. Se não tem carro, recomendo alugar um carro aqui. Grupos com mais de três pessoas sai mais barato que ônibus e consegue aproveitar as melhores praias. Com ajuda no GPS não tem errado.

Ônibus: No site da Click Bus aqui, você consegue comprar passagens do Terminal Novo Rio para Rio das Ostras. Essa é a melhor opção para quem não pode alugar carro e vem de longe. Em determinados períodos, fica impossível conseguir passagem se não comprar com antecedência.

O aeroporto mais próximo é o de Cabo Frio.

Querem saber quais as melhores praias de Rio das Ostras? Antes disso, recomendo alugar um carro

Praia da Baleia, Costa Azul

Essa praia fica em Costa Azul. Na verdade é a mesma praia, mas conhecida como praia da baleia por conta da escultura de baleia no calçadão.

Essa praia possui a maior estrutura de Rio das Ostras, com bastante quiosques, eventos e restaurantes.

Ela é ideal para quem procura agito ou itens para comprar, pois tem o “shopping” Tocolândia com várias lembrancinhas.

O mar é calmo, dá pra crianças e adultos tomarem banho de mar.

O lado ruim é dificuldade de estacionar e em determinados horários o trânsito de acesso fica complicado. Pra quem não curte praia lotada, recomendo visitar outras praias.

Segundo TripAdvisor, ela é segunda melhor praia segundo os viajantes.

Praia das Areias Negras

Por incrível que pareça, essa praia está em 5º lugar na lista da TripAdvisor. Um verdadeiro absurdo! Apesar da coloração da areia um pouco escura, essa sem dúvida está entre as três melhores praias da nossa lista.

A praia das Areias Negras é boa para criaças porque forma uma pequena piscina na parte rochosa, onde várias crianças brincam o dia todo com segurança. Fora essa piscina, o mar é um pouco agitado.

Cuidado! Quando a água dessa “piscina natural” baixa, ela fica escorregadia. Vimos pelo menos 5 pessoas caindo no final da tarde.

Ela não conta com muita estrutura. O acesso é por uma estrada de chão, mas o carro fica muito perto e tem vaga para todos. Segundo moradores, ela fica cheia. No final de semana que fomos, não estava lotada. Ela também não conta com quiosques, então separe leve alimentos e bebidas.

Essa é a praia preferida da Viviane Carneiro do blog Vivi na Viagem.

Praia Mar do Norte

Essa praia é uma verdadeira surpresa. Uma pena que nós conhecemos no último dia.

Ela fica um pouco distante do Centro, cerca de 13km de distância do Centro de Rio das Ostras. Isso dá uns 21 minutos de carro, 2 horas e meia andando e 40 minutos de bicicleta. Basta seguir a estrada sentido Macaé e seguir as placas ou GPS. Existe uma van do Centro até Mar do Norte.

O acesso da praia é por um condomínio fechado, mas qualquer pessoa pode entrar sem problema algum. A vantagem que poucos turistas conhecem essa praia e ela fica mais vazia.

A extensão da areia é grande, mas recomendo ir na parte das rochas. Lá esconde uma pequena praia muito linda, mar azul e paisagem magnífica. Nesse dia o mar estava calmo, ótimo para banho, mas não tão indicado para crianças.

Essa praia só tem um quiosque disponível e na parte extensa. Também recomendo levar sua comida e bebida. Eu também fiquei sem sinal de telefone. Se é viciado em celular, esqueça a praia.

A Brenda teve uma pequena alergia no rosto após frequentar Mar do Norte. Não sabemos a razão. Se alguém souber se ela imprópria pra banho, comenta aí.

Praia da Joana

Essa também foi uma ótima surpresa, uma pena que fomos no final da tarde. Tinha um casal tirando várias fotos para seu casamento. Muito legal!

A praia fica entre duas rochas e dá para avistar algumas tartarugas no mar. O mar também aparenta ser calmo, pelo menos no dia que fomos.

Ela fica perto do centro, cerca de 8 minutos de carro e 27 minutos andando. O acesso é por uma estrada de chão, mas nada que dificulte. Ela possui apenas um quiosque simples, mas com preços justos.

Praia de Itapabessus

Apesar de não ser uma praia tão conhecida e cheia, ela é uma praia muito linda. A parte ruim que precisa caminhar uns 40 minutos para ter acesso. A parte linda fica escondida após as rochas, depois da lagoa de Itapabessus.

Eu recomendo ir pela trilha. A caminhada pela praia a distância é menor, só que andar pela faixa de areia torna a caminhada mais difícil.

Praia do Remanso

Como ela fica ao lado da Costa Azul, possui a mesma qualidade e defeito. Na maioria das vezes o mar é calmo, possui ótima infraestrutura, mas costuma ficar lotada. Recomendo chegar cedo ou evitar finais de semana ou período de carnaval.

Lagoa de Iriry – Coca Cola

Apesar de não ser uma praia, ela recebe água do mar. Bastante conhecida na região, a lagoa do Iriry, também conhecida como Lagoa da Coca-Cola, possui uma ótima estrutura de estacionamento e para atividades físicas: Correr, malhar, brincar, andar e pedalar.

Ela possui um mirante ótimo para tirar fotos com 20 metros de altura. A faixa de areia pode aparentar suja, por causa de um “tipo de lodo”, mas segundo moradores, ela é própria para banho. Ainda conta com alguns quiosques com mesas e cadeiras na faixa de areia.

Praia do Bosque, Centro

Essa praia fica no Centro. Não é o tipo de praia que gostamos, porque tem fácil acesso e dá para ir a pé (quem se hospeda pelo centro). Isso acaba tornando a praia muito lotada, principalmente no carnaval, verão e férias.

Fomos apenas para conhecer no final do dia. Estava agradável, com gente praticando esportes e bastante iluminada. Tem alguns quiosques na orla com mesas e cadeiras. O preço é bastante em conta considerando Região dos Lagos (Arraial, Cabo Frio e Búzios). Como era segunda-feira, todos estavam fechadas.

Segundo moradores, o mar é bastante calmo para crianças.

Praia do Cemitério, Boca da Barra

Apesar do nome estranho, ela tem o por do sol mais lindo que poderá ver em Rio das Ostras. O mar é super calmo, ideal para crianças e com bastante quiosques. O acesso também é fácil.

O lado ruim é a faixa de areia muito estreita e fica lotada na alta temporada. Não recomendo ir nesse período.

Praia Virgem

Também conhecida como praia do Costão. Essa praia é muito deserta e conhecida como perigosa pelos moradores. Não só pelo mar muito agitado, porque várias pessoas morreram nesse mar e também não é muito seguro de frequentar.

Ela é ideal para quem gosta da praia só para ti. O acesso é um pouco difícil e distante. Não tem estrutura, por isso é conhecida como praia Virgem.

Cuidado! Não vá para essa praia sozinho(a). Vá em grupos e nem pense entrar no mar. Todos os moradores alertaram esse perigo.

Praia Enseada das Gaivotas

Não é muito frequentada por turistas. Geralmente é frequentada apenas por moradores, mas quase sempre está vazia ou com pouquíssimas pessoas. Ela fica um pouco distante e o mar é bastante agitado. Ótimo para quem não gosta de muvuca.

Praia das Tartarugas

É uma praia com pequena faixa de areia. Ela é mais conhecida por conta da presença de tartarugas no local.

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

/ siga nosso instagram

/ Dúvidas, críticas e comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.